domingo, 18 de janeiro de 2015

RE-MEMORIZANDO - ARTES

Introdução

            O ensino de arte em ambiente escolar exige uma forma propositora de conhecimentos significativos em arte e que proporcionam vivencias e aprendizagens fundamentadas nos parâmetros curriculares nacionais. Uma questão importante indicada é a capacidade leitora fundamentada em contextualizações históricas, sociais e culturais por meio de obras de arte. Este jogo foi criado para abordar possibilidades de valorizar tal capacidade nos alunos.
Objetivos
- Incentivar a memorização e a capacidade leitora de obras de arte.
- Contextualizar de forma histórica, social e cultural obras do período renascentista.
- Conhecer e identificar as características formais de obras do período indicado.
Conteúdos
            - História da arte
            - Renascimento
            - Conteúdo e forma
            - Leitura de obras de arte
            - Estética

Período Abordado
- Renascentista
Material para confecção do jogo
            - E.V.A.;

-Papel cartão;
            - Imagens impressas plastificadas;
            - Tesoura;
            - Cola.

Regras do Jogo
- Dividir a turma em grupos de no máximo 10 alunos (se a turma for muito grande, levar mais jogos);
- Primeiro – mostrar as imagens das obras para os alunos memorizá-las da melhor maneira possível.
- Cada grupo terá 30 segundos para observar as figuras, posteriormente as mesmas serão viradas para que se inicie o jogo;
- Segundo – o professor ficará com uma série de perguntas que serão feitas aos alunos que deverão saber sobre a resposta e indicar qual a obra correspondente, assim como o local onde se encontra.
- Se o grupo não souber a resposta, não terá direito de indicar o locar da obra, mas se o mesmo acertar a resposta, ganhará apenas um ponto, passando a vez para o próximo grupo onde terão a chance de encontrar a obra indicada, mas valendo apenas 1 ponto.
            - Cada pergunta será numerada, onde cada grupo escolherá um número de 1 a 20 que corresponderá a uma pergunta, cada grupo de uma vez.
- Serão feitas as perguntas e para o grupo que não encontrar a obra correspondente, será passada a vez, se o grupo seguinte acertar, escolherá outro número, se errar, volta para o anterior, mudando a pergunta.
- Se o primeiro grupo acertar de primeira, ganhará 2 pontos, se errar e o segundo grupo acertar a mesma, receberá 1 ponto.
- Para o grupo que vencer, os alunos receberão uma pontuação na média do bimestre a ser decidida pelo professor.
Avaliação
            O jogo em si é uma avaliação, pois precisa de memorização e aprendizagem sobre o conteúdo pedido.
Sugestões:
            -Pode ser jogado também em 3 alunos,

           -Um lendo as perguntas e os outros dois jogando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário