quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Visões de ciência em desenhos animados: uma alternativa para o debate sobre a construção do conhecimento científico em sala de aula


Demonstraremos uma breve análise documental com base em alguns episódios dos desenhos Jimmy Nêutron e o laboratório de Dexter e tentaremos aqui detectar por meio destes episódios quais são as visões de ciências contidas neles.
 Acreditamos que o  uso do desenho animado é uma alternativa que privilegia a construção do conhecimento cientifico com base em um dos universos familiares ao educando.
A televisão, por ser um dos meios de comunicação mais utilizados por significativa parcela da população mundial é motivo de debates e discussões a respeito do seu papel e influência no contexto cultural da atualidade. Ela é vista como culpada de muitos males que afligem nossa sociedade, dentre eles podem-se citar: violência, apatia e consumismo. Já propuseram tirá-la do ar, boicotá-la ou desligá-la .Sua programação é vista, por muitos, como instrumento de alienação e transmissora da ideologia dominante.
A informação televisiva veio acentuar os traços do hedonismo contemporâneo dos desejos individuais da cultura do corpo, do prazer, da ilimitada promoção da subjetividade. Tudo que acontece é apresentado em forma de notícia, rápido, neutro, sem comentários com ares de amoralidade. O primado dos fatos sobre os valores caracteriza um pós-moralismo midiático, sustentado por um mito de objetividade e sensacionalismo espetacularizante que não esconde os interesses comerciais.
Esta é uma das formas de enxergar o papel da televisão no contexto atual. A questão a ser enfocada é que, mesmo levando-se em conta a função "deseducadora" atribuída a este que é o meio de comunicação mais difundido no mundo ocidental, ela é presente, constante e veio para ficar. A televisão faz parte da vida diária de milhões de pessoas nos mais diferentes locais e nas mais variadas culturas, e é mais presente na vida das crianças, atuando, muitas vezes, como "babá eletrônica". E no Brasil não é diferente
Um outro ponto que deve ser ressaltado é a ausência quase que total, na TV brasileira, de produções nacionais de desenhos animados. A exceção dá-se por conta de Maurício de Souza que, desde 1976, vem produzindo filmes animados com a Turma da Mônica, direcionados para crianças até sete anos de idade. Nas faixas etárias de pré-adolescentes e adolescentes, a totalidade da oferta do gênero televisivo em questão é de produções estrangeiras. Dada a presença e influência dos desenhos animados na vida das crianças e adolescentes, os Parâmetros Curriculares Nacionais abordam o tema sugerindo, em seu documento de introdução, a utilização dos mesmos no processo ensino-aprendizagem:
Sob este enfoque, reafirma-se a importância do papel do professor. É ele que deve conduzir, com destreza e competência, o processo de aproximar a realidade da sala de aula à realidade do aluno, com o objetivo de tornar significativa a aprendizagem de conteúdos curriculares, pois, segundo Cortella  "Uma nova qualidade social exige uma reorientação curricular que preveja levar em conta a realidade do aluno. Levar em conta não significa aceitar essa realidade mas dela partir; partir do universo do aluno para que ele consiga compreende-lo e modificá-lo".
Os desenhos animados podem promover uma abordagem discursiva sobre estereótipos e representação do real. Se analisarmos a linguagem televisiva, que, “uma vez trabalhada a ludicidade que recobre o discurso desses textos, pode-se partir para o contraponto do questionamento da mensagem que é passada, iniciando um processo de crítica às figuras, aos arquétipos que nos chegam”.
 Os desenhos animados e a ciência
Em alguns desenhos animados, são abordados temas relacionados à ciência. Pode-se classificar estes desenhos em dois grupos: os que usam os conceitos relativos à ciência para ensinar o público telespectador (desenhos educativos), e os que não têm o compromisso com a educação, apenas usam os conceitos dentro da ludicidade da sua linguagem, dinamizando, de forma diferenciada, o texto audiovisual (desenhos criativos). Do primeiro grupo, cita-se como exemplo: Capitão Planeta (TV a cabo, canal Boomerang), Cyberchase (TV Cultura e canalBoomerang) e Ozzie e Drix (canal Cartoon Network).
Ilustra-se o segundo grupo com os desenhos O Laboratório de Dexter e Jimmy Nêutron, o menino gênio. São desenhos que trazem, como personagens principais, meninos cientistas que, muito inteligentes, usam suas invenções e criatividade para resolver situações que vão desde encrencas na escola até salvar o mundo de uma invasão alienígena. Nestes desenhos são utilizadas muitas palavras e situações relacionadas à ciência, desde laboratório, experiência, até o Princípio da Incerteza de Heisenbeg. Não são desenhos educativos, pois, na maioria das vezes, não detalham ou discutem os conceitos, mas apenas os utilizam com a intenção de divertir. Isto se observa segundo a fala do próprio criador do desenho Dexter, Tartakovsky (2005), em entrevista à Revista Época, quando perguntado se seus desenhos têm a intenção de educar ou apenas entreter:
Quando eu era criança, via muita televisão. Não acho que isso tenha me prejudicado. Ao contrário: me ajudou a aprender inglês quando cheguei de Moscou. Por isso acho que a TV pode ser educativa. Mas isso não é problema meu. Quero fazer a criança rir, e não dar lições de vida. Tenho uma filha de um ano e meio e, outro dia, ela assistiu um desenho que a deixou assustada. Fiquei chateado, não com quem fez o desenho, e sim comigo mesmo por ter deixado que ela o visse. Educar é obrigação dos pais, não da televisão.
(TARTAKOVSKY, 2005)
 Vamos falar do desenho
Os conteúdos dos desenhos O Laboratório de Dexter e Jimmy Nêutron, o menino gênio, observando a analise, e os resultados na tabela 1 . 



Foram selecionados, para análise, os seguintes aspectos relacionados à ciência: caracterização do cientista (física e social); visões sobre a tecnologia e sobre a ética apresentadas nos episódios; visões de ciência dos personagens, buscando relacioná-las às visões de alguns epistemólogos da ciência.
 Ao se observarem os desenhos animados selecionados para esta análise documental, pode-se traçar o perfil do cientista representado nos episódios. Quanto à caracterização física dos personagens, Dexter usa sempre seu jaleco branco, mesmo quando vai à escola, e seus óculos enormes. Jimmy usa o jaleco branco quando precisa realizar algum experimento em seu laboratório, mas, no dia-a-dia, usa uma camiseta vermelha estampada com o símbolo do átomo de Rutherford.
Mesmo nas suas horas de folga, Dexter não deixa de lado o seu interesse pela ciência. No episódio 4, ele está cansado e necessita se distrair: "Depois de um longo dia no laboratório, um gênio também gosta de relaxar. E, ao chegar ao bar: Garçon, uma rodada de Ciência Shake para todos."
Dexter e Jimmy são garotos dedicados à ciência e que sempre trabalham sozinhos em seus experimentos, sem contar com ajuda de outros cientistas. O cientista apresenta-se, desta forma, como solitário em suas atividades. Isto configura uma visão individualista da ciência, em que os conhecimentos científicos aparecem como obras de gênios isolados.
A deformação da ciência vista como individualista também foi detectada em pesquisas que analisaram histórias em quadrinhos (HQ) que veiculavam fatos relacionados ao conhecimento científico. Em cerca de 63,7% das HQ analisadas, o trabalho científico aparece realizado por uma só pessoa . É importante ressaltar que tanto os desenhos animados quanto as HQ destinam-se basicamente às atividades de distração e lazer entre crianças jovens.
Outra observação que merece destaque é a visão de que o desenvolvimento científico é papel exclusivo dos homens. Cientistas são freqüentemente representados pela figura masculina e, muitas vezes, a mulher é retratada como "do lar" – mãe do Dexter e mãe do Jimmy.
Frequentemente insiste-se, explicitamente, em que o trabalho científico é um domínio reservado a minorias especialmente dotadas, transmitindo expectativas negativas para a maioria dos alunos, e muito em particular, das alunas, com claras discriminações de natureza social e sexual: a ciência é apresentada como uma atividade eminentemente "masculina".
Os personagens Jimmy e Dexter demonstram que não se consideram iguais aos outros e, pelas suas inteligências, não merecem fazer coisas comuns, como Dexter ao ter de mexer no encanamento de sua casa para retirar uma forma de vida alienígena: "Ora, quem diria que eu, Dexter, acabaria virando um encanador".(Desenho 5)
E Jimmy, quando sua mãe o manda arrumar o quarto e guardar suas roupas, diz ao amigo Caio: "Caio, eu sou um cientista, tenho coisa mais importante para fazer do que guardar minhas calças". (Desenho 6)
Assim, percebe-se que os meninos cientistas representam a imagem do cientista constantemente veiculada na mídia: pessoas com inteligências acima da média, muito dedicadas às suas experiências e sem vida social ou afetiva, e que não são consideradas pessoas normais.
Essa imagem estereotipada do cientista e da ciência veiculada na mídia, mais especificamente, nos desenhos animados, pode gerar um afastamento e certo preconceito, por parte dos alunos, em relação à disciplina e ao professor de ciências, o que acaba por dificultar o trabalho de construção do conhecimento científico em sala de aula.
Na análise dos episódios, detectam-se algumas formas de se enfocar a ciência que se relacionam às visões de ciência que buscam explicar a forma como se construiu e se elaborou o pensamento científico ao longo dos anos. Uma das visões identificadas é a visão popperiana, segundo a qual a ciência começa com um problema (POPPER, 1982). Em todos os episódios analisados, é sempre um problema que motiva a ação científica que vai conduzir a história. No desenho 7, o calor excessivo na cidade de Retrovila leva Jimmy a usar seus conhecimentos científicos para desenvolver um equipamento que altera a condição climática da cidade. Já no episódio 1, Dexter precisa ficar mais velho para poder assistir um filme proibido para sua idade, e esse problema o leva ao seu laboratório para trabalhar no projeto do acelerador de idades.
Percebe-se, também, a visão falsificacionista, segundo a qual uma teoria pode ser falsificada e outra melhor vem a substituí-la gerando uma maior aproximação da verdade. Nesse sentido, os pequenos cientistas, em alguns episódios, buscam provar suas teorias e, nessa busca, surgem situações que mostram que uma teoria será aceita se outra for invalidada por intermédio de testes experimentais. No episódio 3, Dee Dee, a irmã mais velha de Dexter, acredita em Papai Noel, e ele resolve provar a ela que Papai Noel não existe. Se expressa da seguinte forma: "Eu vou mostrar a ela, antes do Natal terminar que a minha teoria é verdadeira e a dela é falsa. Papai Noel não existe". E, ao se organizar para desmascarar o bom velhinho, ele lança seu grito de guerra: "Pela ciência!"
Lakatos propõe que o cientista tem grande apelo às teorias vigentes, evitando ao máximo rejeitá-las (LAKATOS, MUSGRAVE, 1979). Nota-se esse perfil quando, mesmo que seus experimentos dêem errados, os meninos cientistas não os abandonam, procurando reestruturá-los, fazendo algumas modificações no projeto inicial para que tudo dê certo. Exemplifica-se com o episódio 8, no qual, ao testar o seu acelerador metabólico, Jimmy percebe que suas idades foram muito avançadas no tempo e, para resolver o problema, ele não abandona o plano inicial mas programa alterações: "Eu só preciso arranjar titânio suficiente para fazer um freio de tempo mais forte".
Uma outra maneira que se percebe de conceber a ciência, em alguns episódios, está associada à forma como a comunidade científica é conservadora, o que remete aos paradigmas de Kuhn, segundo os quais só são considerados ciência fatos e teorias que os cientistas aceitam por consenso (KUHN, 2001, p. 40). No episódio 2, há o seguinte diálogo entre Dexter e sua irmã Dee Dee:
"(Dexter) Eu quero dormir.
(Dee Dee) Por quê?
(Dexter) Porque enquanto você estava na sua caminha aconchegante, eu estava acordado a noite toda dando um passo à frente perante a comunidade científica de hoje."
A referência feita à comunidade científica subentende que, no desenho animado em questão, considera-se a existência de um corpo de cientistas que pesquisam juntos e, possivelmente, chegam a conclusões comuns, o que remete à idéia de ciência consensual citada anteriormente.
Mas a visão de ciência que se mostra mais evidente é a visão positivista, que defende a ciência e as tecnologias criadas a partir dela como solução para os problemas do homem, enfatizando o papel da experiência no desenvolvimento científico . Esta ênfase na experimentação é mostrada na importância dada ao laboratório, pois os meninos cientistas, sempre que precisam desenvolver seus experimentos, o fazem em seus laboratórios muito bem equipados; e, mesmo Jimmy Nêutron, que traja sempre uma camiseta vermelha com o desenho do átomo de Rutherford, quando vai ao laboratório, veste seu jaleco branco. Podemos  discutir nesse ponto as visões deformadas da ciência e da tecnologia, enfocam o caráter empírico da atividade científica:
A imagem individualista e elitista do cientista traduz-se em iconografias que representam o homem da bata branca no seu inacessível laboratório, repleto de estranhos instrumentos. Desta forma constatamos uma terceira e grave deformação: a que associa o trabalho científico, quase exclusivamente, com esse trabalho no laboratório, onde o cientista experimenta e observa, procurando o feliz "descobrimento
Nos episódios, a ciência é enaltecida e mitificada por meio de situações, ações e falas dos personagens. No desenho 1, no laboratório de Dexter, surge uma linha de montagem em que cada etapa do processo de cuidar de crianças é realizada por um equipamento diferente, enquanto os bebês vão passando numa esteira. Essa situação faz referência ao uso de tecnologias na produção industrial em larga escala.
No episódio 2, a tecnologia vem para facilitar a vida de Dexter, com controles remotos que fecham as janelas do quarto e acionam uma escada ao lado da cama alta, para que ele possa subir e se deitar. Dexter supervaloriza a ciência, como se mostra no desenho 5, em que ele conversa com uma forma alienígena e diz: "Nós temos que descobrir do que você é feito. Não, não diga. É para isso que servem os laboratórios".
Reconhecer as visões de ciência que permeiam o discurso implícito nos desenhos animados torna-se importante na medida em que estes discursos refletem e influenciam o pensamento das pessoas em geral; e, de forma mais evidente, influenciam as crianças e os jovens pelo fato de que estes estão formando seus conceitos e idéias sobre o mundo, e o desenho animado é um universo familiar ao jovem estudante.
Nos episódios analisados, a questão de exaltação da ciência, da tecnologia, da dependência da modernização para a resolução de problemas, tende a perpetuar a crença, que ainda existe, de que o progresso é o caminho único para o desenvolvimento humano. Mas, esta forma de pensar e de agir deve ser contestada, pois há tempos se verificou que existem os dois lados do avanço tecnológico: aquele que traz o desenvolvimento e aquele que traz a destruição.
Vimos que o desenvolvimento industrial podia causar danos à cultura e poluições mortais; vimos que a civilização do bem-estar podia gerar ao mesmo tempo mal-estar. Se a modernidade é definida como fé incondicional no progresso, na tecnologia, na ciência, no desenvolvimento econômico, então esta modernidade está morta.
Nesse caminho, um enfoque epistemológico que contemple as origens da natureza do conhecimento científico, pode trazer esclarecimentos importantes para certos problemas que surgem no processo de aprendizagem de conceitos e teorias da ciência. A educação em ciências enfrenta um desafio contemporâneo, ela deve contribuir para que o cidadão estabeleça uma relação crítica com a ciência e a tecnologia, relação que seja um antídoto ao ceticismo que idolatra e mitifica a ciência, como à postura irracionalista que desconhece o papel humanizador da ciência. Este desafio guarda correlação com a necessidade de que esse cidadão compreenda a ciência como parte do legado cultural. Essas são as razões maiores a recomendar o recurso às contribuições da história e da filosofia para a educação em ciências.
Ao se discutirem as implicações do avanço tecnológico no processo educacional, torna-se relevante fazer referência à questão da ética na ciência e como ela pode afetar a sociedade atual. Em alguns episódios dos desenhos animados analisados, esse tema surge com um enfoque pejorativo no qual o cientista não leva em conta as questões éticas envolvidas no procedimento por ele realizado. Tal observação pode ser exemplificada no episódio 8, em que os meninos querem comprar um game proibido para a sua idade por ser muito violento, no qual decorre o seguinte diálogo:
"(Jimmy) Eu acho que, teoricamente, uma pessoa pode acelerar seu metabolismo para poder ter 18 anos. Mas isso não seria nada ético [...]
(Sheen) Então, o que separa a gente de ação de primeira com muitos jogadores é a diferença entre o certo e o errado?"
Os personagens optam por ignorar a questão da ética e realizam o experimento que propicia o aumento das suas idades. Levando-se em conta que a ética constitui-se em tema transversal que deve permear a educação em todos os seus níveis  segundo BRASIL, 1998, o exemplo acima, retirado de um desenho animado, pode ser utilizado como motivador para um debate em sala de aula sobre o que é ético e o que não é ético no mundo científico.
Salienta-se que os educadores precisam estar atentos às influências que, de modo sub-reptício, possam se refletir nas concepções das crianças e adolescentes em idade escolar. Mas essa deve ser também uma tarefa de todos.
Enquanto a sociedade encolher os ombros e fizer ouvidos moucos com relação às barbaridades deseducativas e deformativas que, por exemplo, os meios de comunicação exercem sobre os jovens e os cidadãos de modo geral, permanecem tênues as esperanças de um futuro melhor, mais democrático, solidário, mais ético e humano, por maior que seja o empenho nesse sentido no espaço da educação formal.
Mas, para conduzir uma discussão sobre este tema, com propriedade e sem correr risco de propagar idéias incorretas, ao professor de ciências não resta outra  alternativa senão a de desenvolver, ao longo seu trabalho docente, o hábito do estudo, da reflexão, e o compromisso com uma educação que privilegie o ser ao invés do ter, e a compreensão ao invés da informação.

De que maneira reconhecer estas visões sobre ciência que estão presentes nos desenhos animados pode contribuir para a melhoria do ensino de ciências? Argumenta-se que é imprescindível o conhecimento sobre como, e de que forma, desenvolveu-se o pensamento científico que conduziu a humanidade aos dias de hoje, pois nessa incursão ao passado, encontram-se respostas para muitas das ações do presente.
Toda reflexão sobre ensino passa pela formação do professor como sujeito atuante e necessário na construção de uma sociedade menos consumista, mais crítica, mais ética. A televisão está presente com seus programas bons e ruins. A sociedade é livre para vê-los e, muitas vezes, aqueles que os assistem não têm subsídios para assumir uma postura de questionamento frente aos seus conteúdos. É também função do professor trabalhar a multiplicidade de visões de mundo e, para isto, ele precisa ser preparado.
Um significativo passo nessa direção é considerar, no cotidiano da sua formação, as questões da comunicação, da informação e das imagens, com o objetivo de tornar os novos profissionais preparados para vivenciar os desafios do mundo que se está construindo. Naturalmente, se estamos pensando numa escola na qual a cultura audiovisiva seja uma presença, o professor, principal personagem desse processo, precisa estar preparado para trabalhar com essa cultura. Uma cultura que está intimamente relacionada com as mídias e, por isso, exige e determina uma nova linguagem.
Questionar. Esta é a ação que se propõe com base na análise feita no desenvolvimento do presente neste post. Ao professor cabe a tarefa de questionar as diversas visões de ciência que são veiculadas nos meios de comunicação de forma a levar o aluno à reflexão sobre o papel da ciência em sua vida. Apresenta-se, aqui, uma alternativa para motivar essa discussão: o uso dos desenhos animados.
É uma alternativa a mais na busca de tornar o ensino de ciências um ensino significativo para a vida dos jovens. É um recurso lúdico e, como todo recurso lúdico, exige do professor também uma postura lúdica frente às situações de sala de aula. A presente proposta não pretende negligenciar outras formas de trabalho, como aulas expositivas, experimentais ou o uso de livros didáticos. Consiste em apresentar um elemento novo que venha a colaborar na construção de um conhecimento científico pertinente, para que se possa fazer da educação um caminho real para o equilíbrio do indivíduo enquanto espécie e enquanto agente social.
Bom proveito!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário