quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Modelo atômico: O átomos que estudamos e o modelo atual atômico.

 Modelo Atómico que estudamos.

Sobre a Atomística está sempre evoluído junto a física e a química moderna, portanto é muito difícil estabelecer um modelo padrão de átomos, pois sempre há novas descobertas e teses que alteram o que nós conhecemos.

O modelo estudado nas escolas e de maior aceitação para o ensino básico (fundamental e médio) é o modelo de Rutherford que tem o nome de seu idealizador Ernest Rutherford. Em uma experiência com pedaço de metal de polônio emite um feixe de partículas α, que atravessa uma lâmina finíssima de ouro Rutherford observou que a maior parte das partículas α de carga positiva atravessavam a lâmina de ouro, como se a lâmina fosse uma peneira, onde apenas algumas partículas eram desviadas ou repelidas.

A partir desta experiência notou-se que a lâmina de ouro não era constituída de átomos maciços e justapostos, e sim ao contrário, formado por núcleos pequenos, densos e positivos, dispersos em grandes espaços vazios.
Construindo novo modelo atómico Rutherford (1911) pensou em elétrons de carga negativa girando ao redor do núcleo de carga positiva. O que explicava o experimento, já que várias partículas α atravessaram a lâmina devido passarem próximo aos elétrons que são de carga negativa e não interferiam na passagem das partículas, entretanto algumas que passaram sobre a região nuclear do átomo eram repelida ou desviadas devido a presença dos prótons de carga positiva. 
 
Mas como explicar que as partículas do núcleo não de auto-repelirei, já que as mesmas são de carga positivas?
Foi em 1932 com o cientista James Chadwick que verificou a presença de uma partícula sem carga elétrica e de massa igual a dos prótons, que foi denominada de nêutron.


Modelo Atómico Atual: Modelo da Nuvem Eletrónica
Com o surgimento da física quântica, e a incerteza que localizar o eletron em sua orbita circular (Eletrosfera) foi reunido conhecimentos de outros modelos e foi desenvolvido uma nova teoria do modelo atómico.
Este novo modelo se baseia em dois princípios:

1)
 Princípio da Incerteza de Heisenberg: é impossível determinar com precisão a posição e a velocidade de um elétron num mesmo instante;

2) Princípio da Dualidade da Matéria de Louis de Broglie: o elétron apresenta característica DUAL, ou seja, comporta-se como matéria e energia sendo uma partícula-onda.

Hoje  é sabido que o átomo é constituido por um núcleo rodeado por elétrons que se movem em uma alta velocidade de forma circulares que corresponde ao seu valor energético (orbitais). A nuvem atómica é uma estrutura tridimensional que resulta da fusão das formas próprias das orbitais ocupadas e das suas interações. Corresponde a uma porção do espaço, à volta do núcleo, onde os elétrons se movem.
No núcleo há prótons e nêutrons, sendo a massa dos dois, equivalentes entre si, estando assim a massa do átomo concentrada no seu núcleo. A carga do núcleo é positiva e com valor igual ao numero de prótons que o constituem. A nuvem eletrónica tem carga negativa que tem o valor igual ao numero de elétrons que a constituem, sendo responsável pelo tamanho do átomo.

Fontes: 
Livro: Feltre,Ricardo, 1928-. Química/Ricardo Feltre - 6 ed.- São Paulo: Moderna 2004.

Material Complementar: Recomendado.
Sobre o modelo atual ainda há várias lacunas que ainda devem serem explicada como o surgimento da Bóson, quântions etc..., recomendo para as pessoas que estão interessada em  aprofundar o conhecimento sobre este universo complexo ouvirem o NerdCast sobre Bóson e sobre Física Quântica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário