sábado, 11 de abril de 2015

Interpretação de texto

NOME: _________________________________________________
DATA: ______________           PROFESSORA: ____________________
Objetivos: explorar a interpretação textual, desenvolver habilidades de inferência e perceber características próprias do gênero conto, de modo a ser capaz de escrever seus próprios contos.
O Gato Azul

          Era uma vez um rei, que vivia na Indonésia e amava gatos. Ele sempre tinha um gato por perto e todos os seus gatos eram muito belos.
          Seu gato favorito era branco e usava uma coleira feita com ouro e rubis. Ele costumava dormir em uma almofada de seda e o rei vivia a brincar e conversar com seu gato favorito.
          Certa manhã, o rei contou à sua vidente um sonho:
          - Sonhei com um gato azul, que tinha olhos verde amarelados e usava uma coleira de rubis. Ele ficava no meu colo enquanto eu estava no trono. Todos me traziam presentes e estavam felizes. O gato azul me trazia boa sorte, mas quando o gato saltou de meu colo e foi embora de meu palácio, todos os presentes desapareceram. Me diga o que meu sonho queria me dizer.
          - Você teve um lindo sonho. Gatos azuis trazem riqueza e felicidade a todos na ilha. Em seu sonho, o gato foi embora e a felicidade foi com ele. Devemos encontrar um gato azul para resgatar a boa sorte.
          A vidente só disse isso para ludibriar o rei, mas o soberano acreditou nas palavras sábias de sua vidente. Logo ordenou aos seus súditos que lhe trouxessem um gato azul.
          Todos procuraram o gato. Havia muitos gatos brancos, pretos, alaranjados... mas nenhum era azul.
          O rei prometeu uma enorme recompensa a quem lhe trouxesse o gato azul. Prometeu sua filha em casamento e metade do reino a quem encontrasse seu gato.
          Um jovem do reino amava muito a princesa e ouviu a promessa do rei. Após pensar muito, conseguiu levar ao rei um gato azul.
          Algumas pessoas do palácio disseram que o gato se parecia com o gato branco do rei. Era do mesmo tamanho, tinha olhos verde amarelados e usava uma coleira de rubis, como o gato do sonho. O rei e seus súditos ficaram felizes e todos começaram a levar presentes para o palácio, como no sonho do rei.
          - Prometi a mão de minha filha a quem encontrasse o gato azul. Este jovem deverá se casar com a princesa e receber metade e meu reino.
          Muitas pessoas comentavam secretamente sobre o gato. Diziam que não era azul. Era o gato branco do rei. Muitos pensavam que o jovem havia pintado os pêlos do gato de azul. Não sabiam como o jovem havia conseguido enganar o rei.
          Certo dia, o gato foi embora. O rei logo lembrou que a má sorte deveria assolar o palácio e se desesperou. Mandou que todos procurassem o gato azul, mas não foi possível encontrá-lo no palácio.
          Alguém decidiu procurar no jardim. O gato estava lá. Quando correu, caiu em uma bacia com água e sabão. O sabão era tão forte, que logo lavou seu pêlo e tirou a tinta azul que o cobria.
          Nesse momento, o rei viu o gato e se enfureceu. Como seu genro o havia traído, decidiu que ele deveria morrer, pois a prisão era algo muito bom para um traidor. Sua sorte, tão dependente do gato azul, havia desaparecido.
          A princesa amava muito o marido e não queria que ele morresse.
          - Por que está fazendo isso, meu pai? – perguntou a princesa ao rei – Você queria um gato azul e meu marido fez um para você. Você queria trazer felicidade ao reino e este gato nos trouxe paz.
          - Mas eu queria o gato azul de meu sonho. A vidente me disse que o gato traria boa sorte.
          - O gato azul era um sonho, meu querido pai. Meu marido lhe mostrou que um sonho é apenas um sonho. A felicidade depende de sua crença no sonho. Você era feliz quando acreditava que o gato era azul. Seu gato branco tem o mesmo papel do azul se você acreditar que é verdade.
          Nesse momento, o gato branco pulou no colo do rei. Ele ainda tinha manchas azuis em seu pêlo. O rei pensou sobre as sábias palavras de sua filha, começou a dar risada e brincou com o gato.
          - Dê outro banho no gato. Lave-o com tinta azul. Minha filha tem razão, o gato branco é como o azul. Não quero mais gatos de sonhos em meu reino.
( conto tradicional Indonésio – traduzido do inglês por Janaína Spolidorio)

Atividades

1.     Complete as afirmações:

a.     O rei sonhou com um gato azul que __________________________
____________________________________________________
b.     A vidente lhe disse que ele deveria ___________________________
____________________________________________________
c.      O jovem enganou o rei quando ____________________________
____________________________________________________
d.     Todos estavam muito felizes, até que o gato azul _______________
____________________________________________________

2.     Complete a tabela com informações do conto:

 Quando?
Cor do gato?
Por quê?
Como o rei se sentia?
Começo da história
Branco
Nasceu desta cor
 Amava o gato.
Meio da história




Final da história






3.     Responda:

a.     Onde dormia o gato favorito do rei?
R: ________________________________________________
b.     Como era o sonho do rei?
R: ________________________________________________
___________________________________________________
c.      O que o rei fez após ouvir a vidente?
R: ___________________________________________________
____________________________________________________
d.     Por que o jovem decidiu enganar o rei?
R: __________________________________________________
____________________________________________________

4.     Responda com sua opiniões:

a.     Você acredita em sonhos? Por quê?
R: __________________________________________________
____________________________________________________
b.     Como você pode fazer um sonho se tornar realidade?
R: __________________________________________________

_____________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário