quinta-feira, 13 de novembro de 2014

GERMINAÇÃO

QUESTÃO PRÉVIA
Nas plantas, após a fecundação é produzida a semente que geralmente se apresenta dormente até que encontre condições ambientais adequadas para germinar. Esta é basicamente uma forma de adaptação, dispersão e resistência.
Que estratégias as sementes utilizam para quebrar a dormência e continuar o seu desenvolvimento?
MATERIAL
• 1 frasco com solução de ácido sulfúrico 1%;
• Água;
• Filme de PVC;
• 1 caneta pilot;
• 1 coador de chá;
• 1 lixa para unhas;
• 2 potinhos plásticos transparentes sem tampa;
• 4 placas plásticas de Petri;
• 8 folhas de papel de filtro;
• 8 sementes de cada tipo (milho, feijão, flamboyant e girassol).
PROCEDIMENTO
• Separar as sementes em 4 grupos, cada um com 2 sementes de milho, 2 de feijão, 2 de flamboyant e 2 de girassol para que recebam diferentes tratamentos;
• Tratamento 1: as sementes do grupo 1 deverão ser colocadas em um potinho com água fervente por 10 minutos;
• Tratamento 2: as sementes do grupo 2 deverão ser colocadas em um potinho com solução de ácido sulfúrico 1% por 30 minutos;
• Tratamento 3: as sementes do grupo 3 deverão ser lixadas até que um pedaço da casca externa tenha sido retirado (escarificação mecânica); reservar;
• Grupo controle: as sementes do grupo 4 não serão submetidas a tratamentos;
• Lavar as sementes tratadas com o ácido em água corrente utilizando o coador de chá;
• Colocar as sementes sobre papel absorvente para secar;
• Usando a caneta pilot, identificar cada uma das quatro placas de Petri com os diferentes tratamentos;
• Forrar a parte inferior da placa de Petri com duas folhas de papel de filtro; com um lápis, dividir a folha em 4 quadrantes e umedecer o papel com água tomando cuidado para não encharcar;
• Distribuir duas sementes de cada tipo em cada quadrante da placa;
Biologia
GERMINAÇÃO 2• Tampar a placa e repetir o procedimento para os demais tratamentos. Embalar as placas com o filme de PVC;
• Descrever o que você acha que vai acontecer com as sementes em cada tratamento e no grupo controle.
QUESTÕES
1. Durante uma semana registre na tabela a seguir o número de sementes germinadas.
Número de Sementes Germinadas
Tratamentos    1º dia        2º dia       3º dia        3º dia       4º dia       TOTAL
Girassol
Água quente
Ácido
Lixa
Controle
Feijão
Água quente
Ácido
Lixa
Controle
Milho
Água quente
Ácido
Lixa
Controle
Flamboyant
Água quente
Ácido
Lixa
Controle
2. Com os dados obtidos, construa gráficos de forma a comparar o que acontece com as diferentes sementes nos diversos tratamentos. Verifique se os dados obtidos concordam com os resultados esperados logo após montar o experimento.
3. Quais estratégias para a quebra de dormência que acontecem na natureza foram simuladas nos diferentes tratamentos?

4. Responda novamente a questão prévia e compare com a resposta dada antes de realizar este experimento.
ORIENTAÇÃO PARA O PROFESSOR
RECOMENDAÇÕES
• Os alunos deverão responder a questão prévia individualmente e por escrito antes de realizar o experimento. No final, o professor deverá discutir novamente a questão com os alunos;
• Dividir a classe em 10 grupos de 4 alunos;
• Ferver a água utilizando o ebulidor e a jarra de vidro;
• O professor deverá distribuir as sementes, a água fervente e a solução de ácido sulfúrico 1% para os grupos, em quantidade suficiente para cobrir as sementes.
OBJETIVOS
• Comparar o tempo de germinação de diferentes sementes sob o efeito de diversos tratamentos;
• Verificar a quantidade de sementes germinadas sob o efeito de diferentes tratamentos;
• Comparar situações naturais de quebra de dormência das sementes com os tratamentos
realizados.
SUGESTÕES
Depois de realizado o experimento, junto com seus alunos, discuta os resultados obtidos e trace um paralelo entre os tratamentos utilizados e as situações de quebra de dormência das sementes que ocorrem na natureza. Por exemplo, o uso do ácido sulfúrico simula o ácido gástrico que age sobre as sementes que passaram pelo trato digestivo de um animal; o lixamento simula a raspagem dos dentes de animais na retirada da polpa do fruto que irão comer; a água fervente mais do que simular um aumento de temperatura do ambiente serve para mostrar que existem limites de tolerância para as sementes, que uma vez ultrapassados podem comprometer, em alguns casos, o processo de germinação. Comente ainda sobre outras formas de quebra de dormência.
INSTRUÇÕES PARA O USO DO EBULIDOR
• Voltagem 220 voltz;
• Não ligue o ebulidor fora da água;
• O nível máximo da água não deve atingir o cabo;
• O nível mínimo da água deve ser suficiente para cobrir a base do caracol;

• Desligue o ebulidor antes de retirá-lo da água.

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