domingo, 12 de janeiro de 2014

A FÁBULA INUMANA

    Em 1929, a revista Documents publica dois pequenos artigos anôminos, ambos intitulados''homem''. Lê-se no primeiro deles:''homem. - Um eminente químico inglês, o Dr. Chales Henry  Maye, empenhou-se em estabelecer de forma exata de que é feito  o homem e qual é seu valor químico. Eis os resultados  de suas sábias pesquisas. A gordura de um corpo humano de constituição normal seria suficiente para fabricar sete porções de sabonete. Encontram-se no seu organismo  quantidades suficientes de ferro para fabricar um prego  de espessura média e de açúcar para adoçar uma xícara de café. O fósforo daria para 2.200 palitos de fósforo. O magnésio forneceria matéria para se tirar uma fotografia. Ainda um pouco de potássio e de enxofre, mas em quantidade inutilizável. Essas diversas matérias-primas, avaliadas na moeda corrente, representam uma soma em torno de 25 francos.''   
 MORAES. Eliane Robert. O corpo impossível. São Paulo: iluminuras, 2002, p.135
 Ossos em números!!!

O corpo de um recém-nascido tem trezentos ossos. Em um adulto, esse número baixa para 206. Isso acontece porque ao longo da vida, alguns ossos se fundem e formam um só.
O fêmur é o osso mais comprido do corpo humano. É o que fica na coxa. Numa pessoa de 1,80 metros, ele tem cerca de cinqüenta centímetros. O menor osso,fica dentro do ouvido e mede 0,25 centímetros.
Os ossos representam 14% do peso total do corpo humano.
O desenvolvimento do esqueleto humano se completa aos 22 anos. No macaco ele vai até os 12 anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário