Os principais grupos sanguíneos do homem podem ser classificados de acordo com os sistemas ABO e Rh. No sistema ABO, existem 4 grupos sanguíneos determinados geneticamente (A, B, AB e O), dependendo da presença ou ausência de determinados aglutinogênios (antígenos) nas hemácias. A presença de aglutinogênio A, presença de aglutinogênio B, presença de aglutinogênio A e B e ausência de aglutinogênios, respectivamente, é o que caracteriza cada um deles.
-
O fator Rh (ou fator D) foi descoberto em 1940, quando os pesquisadores Landsteiner e Wiener conduziram experimentos em macacos do gênero Rhesus. 85% das pessoas possuem nas hemácias um antígeno chamado fator Rh. Estas pessoas são Rh positivas (Rh+). 15% das pessoas não possuem nas hemácias o fator Rh e são Rh negativas (Rh-).
Objetivos
- Compreender os mecanismos de herança dos grupos sanguíneos ABO e Rh.
- Determinar, experimentalmente, o grupo sanguíneo ABO e o fator Rh humanos.
Material necessário
- Microscópio óptico
- Lâminas para microscopia
- Lancetas estéreis descartáveis
- Anticorpo monoclonal anti-A
- Anticorpo monoclonal anti-B
- Anticorpo monoclonal anti-D (anti-Rh)
- Álcool 70%
- Algodão
- Palito de dente
- Descarte para material perfuro-cortante -
Procedimento
- Separar uma lâmina de microscopia.
- Lavar as mãos com sabão.
- Massagear a ponta dos dedos indicador ou médio e pressioná-la, a fim de reter o fluxo sanguíneo.
- Esterilizar o dedo com álcool 70%.
- Utilizando uma lanceta estéril, coletar uma gota de sangue para cada anticorpo que será utilizado, colocando, na lâmina, duas gotinhas para a tipagem de ABO e uma gotinha para a determinação do fator Rh.
- Utilizando o próprio conta-gotas dos anticorpos comerciais (e tomando o cuidado para não contaminar estes conta-gotas com o sangue da lâmina), colocar uma gota de anticorpo monoclonal anti-A em uma das gotinhas de sangue, uma gota de anticorpo monoclonal anti-B na outra gotinha de sangue e uma gota do anticorpo anti-D na terceira gotinha de sangue.
- Utilizando um palito de dente, homogeneizar o sangue com o anticorpo adicionado.
- Após alguns minutos, verificar se ocorreu aglutinação (formação de grumos de hemácias).
-
Resultados
Tipo sanguíneo: A positivo (Observe que houve aglutinação com soro anti-A, mas não houve aglutinação com soro anti-B, o que nos indica que a pessoa pertence ao grupo A. Também houve aglutinação com o soro anti-D, o que nos indica a presença do fator Rh nas hemácias dessa pessoa).
Tipo sanguíneo: A negativo (Observe que houve aglutinação com soro anti-A, mas não houve aglutinação com soro anti-B, o que nos indica que a pessoa pertence ao grupo A. Também não ocorreu aglutinação com o soro anti-D, o que nos indica a ausência do fator Rh nas hemácias dessa pessoa).
Tipo sanguíneo: B positivo (Observe que não houve aglutinação com soro anti-A, mas houve aglutinação com soro anti-B, o que nos indica que a pessoa pertence ao grupo A. Também ocorreu aglutinação com o soro anti-D, o que nos indica a presença do fator Rh nas hemácias dessa pessoa).
Tipo sanguíneo: O positivo (Observe que não houve aglutinação com soro anti-A nem com soro anti-B, o que nos indica que a pessoa pertence ao grupo O. No entanto, ocorreu aglutinação com o soro anti-D, o que nos indica a presença do fator Rh nas hemácias dessa pessoa).
Tipo sanguíneo: O negativo (Observe que não houve aglutinação com soro anti-A nem com soro anti-B, o que nos indica que a pessoa pertence ao grupo O. Também não ocorreu aglutinação com o soro anti-D, o que nos indica a ausência do fator Rh nas hemácias dessa pessoa. A ausência de aglutinogênios dos sistemas ABO e Rh faz da pessoa O negativo a doadora universal).
Tipo sanguíneo: AB positivo (Observe que houve aglutinação com soro anti-A e com soro anti-B, o que nos indica que a pessoa pertence ao grupo AB. Também ocorreu aglutinação com o soro anti-D, o que nos indica a presença do fator Rh nas hemácias dessa pessoa. A ausência de aglutininas dos sistemas ABO e Rh faz da pessoa AB positivo a receptora universal).
Nenhum comentário:
Postar um comentário