É incrível como os insetos são capazes de realizar “disfarces” reais tão convincentes que podem assustar não só os seus predadores como a nós mesmos. É o caso da espécie de borboleta Dynastor darius que imita perfeitamente uma cobra em ponto de ataque. A espécie D. darius faz parte do gêneroDynastor, da ordem das Lepidópteras onde estão os insetos como as coloridas borboletas e as mariposas.
Essa espécie ficou famosa por essa incrível capacidade de mimetismo, ou seja, de assumir uma forma parecida de outro animal, neste caso de uma cobra em ataque. Na verdade, no seu estágio de lagarta, essa espécie já se apresenta estranhamente “linda”: é peluda, tem uma espécie de “chifres” na cabeça com pelos, seu corpo é mole e apresenta uma coloração verde opaco.
O grande truque desta borboleta está na sua fase de pupa, assim que ela inicia esse estágio de transformação, a sua pupa vai tomando uma forma assustadora para seus inimigos, pois é, vai mimetizando um réptil carnívoro e sua semelhança se torna inacreditável, com uma aparência de cobra com olhos prontos para o ataque. São encontradas principalmente penduradas nas folhas nas florestas de Trinidad e fica neste estágio por 13 dias até a metamorfose completar seu estágio e se tornar uma linda borboleta.
Sua habilidade de imitar uma cobra o torna uma presa não atrativa para seus predadores, uma vez que quando o animal dá de cara com essa pupa os fazem fugir rapidamente. Além disso, suas habilidades não param por aí, essa espécie ainda possui a capacidade de sentir e reagir com o meio externo, ou seja, ainda pode realizar pequenos movimentos que através de vários ângulos podem assustar ainda mais seus predadores, incrível!
Não é raro observar mimetismo em insetos e em vários animais para defesa contra predadores naturais, mas ver uma obra de arte como a espécie D. darius e sua perfeição na “arte” dos disfarces é bem incrível e assustador, além de maravilhosamente lindo de ver os detalhes. Depois da metamorfose, ela se torna uma linda borboleta com tons escuros amarronzados e manchas brancas nas asas, ou seja, continua sua outra fase de mimetismo na natureza como garantia de sua sobrevivência!
São encontradas principalmente penduradas nas folhas nas florestas de Trinidad e fica neste estágio por 13 dias até a metamorfose completar seu estágio e se tornar uma linda borboleta. Foto: Reprodução/IFLScience
Nenhum comentário:
Postar um comentário