Em algum momento da sua vida você talvez tenha se deparado com a seguinte pergunta: “Fotografia é arte?” ou até mesmo essa: “Mas onde está a arte se o meio a ser fotografado está pronto e não precisamos fazer nenhuma interferência artística?”.
Perguntas como essas estavam em todo vigor no ano de 1839, ano da invenção da fotografia. Os grandes pintores da época, os chamados de verdadeiros artistas, perderam seus serviços sociais (desenhos de retratos, de vistas das cidades, de ilustrações), para os fotógrafos, surgindo várias teses contra esse novo meio mecânico. Com o tempo, a fotografia foi inovando e se impondo, e hoje não restam dúvidas que ela é sim um tipo de arte.
A arte nasce a partir dos sentimentos ou gosto pessoal. O fotógrafo manifesta suas inclinações e gosto na escolha dos temas, na disposição espacial, na iluminação, no enquadramento, no enfoque. Essas escolhas variam de pessoa a pessoa retratando seu gosto pessoal, sua subjetividade.
Que tal aprendermos a construir, tirar fotos e revelar com nossa própria máquina fotográfica? Essa técnica chamaremos de pinhole, que significa" furo de alfinete" e nossa máquina é muito diferente das mais atuais, pois fotografamos com uma lata!
Nenhum comentário:
Postar um comentário