Depois que realizamos nossos exames radiológicos recebemos além do resultado as tão famosas chapas de raio X. O material base das chapas é o acetato, que no meio ambiente demora cerca de 100 anos para se decompor. Na composição dessas mesmas chapas está presente o nitrato de prata, que se descartado inadequadamente pode contaminar o solo.
Infelizmente existem poucos postos que coletam essas chapas para serem aproveitadas sem causar sérios danos ao meio ambiente e a maioria da população as descartam no lixo comum ameaçando o meio ambiente. Com o objetivo de tornar o público conhecedor da importância da reutilização ambiental através da reflexão e do contato, o Espaço Ciência Viva criou um módulo que com o auxílio da arte desse uma possível solução para a falta de alternativas quanto ao destino das chapas de raio X. Foi realizado, portanto, um trabalho artístico acreditando ser de suma importância para o estímulo da sensibilidade.
A atividade é recomendada para o público a partir da pré adolescência e consiste na técnica chamada "stencil", que é a utilização do acetato para a construção de desenhos vazados como modo de reprodução em série desse mesmo desenho.
Material Necessário : Chapa de raio X, folha de madeira para apoio, folha de papel ofício,estilete, tinta guache, pincel, lápis, borracha, hidrocor,apontador e tesoura.
Antes de começar a atividade deixe a chapa de molho durante um dia na água sanitária. Logo após esse período enxague e seque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário