sábado, 11 de julho de 2015

Modelagem das células do sangue

Nesta atividade o objetivo é a exploração e reconhecimento das células presentes no sangue. Para tanto, foi montado um aquário contendo móbiles de hemáceas e leucócitos.  O aluno é estimulado para interagir com o aquário, e ele “pesca” um móbile.  A partir da interação com o “faça você mesmo” da lâmina de esfregaço, o aluno reconhece a célula sanguínea e em seguida confecciona suas células.  As hemáceas são modeladas em balão de festa vermelho contendo argila e o leucócito é modelado em balão de festa transparente preenchido com álcool gel e outros elementos como purpurina, miçangas e balões fininhos de festa, que representam o núcleo polimórfico dos glóbulos brancos. Em seguida as células são presas com um fio de nylon que é ainda decorado com miçangas. O resultado final é bem interessante e pode virar um enfeite criativo!
Material Necessário : Balões; vermelhos, transparentes, balões de modelagem ( fininhos )farinha, argila, funil, tesoura, álcool gel, purpurina, fio de nylon e água.
Para começar sua hemácia, pegue um pouco de argila e introduza-a dentro do balão vermelho e modele no formato da hemácia ( ela é biconcava ).



Para fazer outro tipo de hemácia você usará farinha.


Para fazer Leucócito: Introduza no balão transparente com o auxilio do funil um pouco de purpurina; a purpurina será os grânulos e só será usada quando fizermos os leucócitos granulócitos.

Coloque em outro balão álcool gel.
              
                                                       Núcleos
Coloque água dentro do balão fininho, com o fio de nylon, dê um nó envolvendo o balão para divídi-lo em 3 partes. esse será o leucócito neutróilo.


Outro núcleo
O processo será o mesmo do anterior com apenas 1 nó no centro do balão ( leucócito eosinófilo )





Agora colocaremos o núcleo dentro do balão com gel e apertaremos para ficar transparente.




Núcleo do linfócito
Coloque dentro do balão Farinha e modele e depois introduza dentro do balão com álcool gel dessa forma:










Pronto agora faça um mobile com suas células


Nenhum comentário:

Postar um comentário