QUESTÃO PRÉVIA
Nas plantas, após a fecundação é produzida a semente que
geralmente se apresenta dormente até que encontre condições ambientais
adequadas para germinar. Esta é basicamente uma forma de adaptação, dispersão e
resistência.
Que estratégias as sementes utilizam para quebrar a
dormência e continuar o seu desenvolvimento?
MATERIAL
• 1 frasco com solução de ácido sulfúrico 1%;
• Água;
• Filme de PVC;
• 1 caneta pilot;
• 1 coador de chá;
• 1 lixa para unhas;
• 2 potinhos plásticos transparentes sem tampa;
• 4 placas plásticas de Petri;
• 8 folhas de papel de filtro;
• 8 sementes de cada tipo (milho, feijão, flamboyant e
girassol).
PROCEDIMENTO
• Separar as sementes em 4 grupos, cada um com 2 sementes
de milho, 2 de feijão, 2 de flamboyant e 2 de girassol para que recebam
diferentes tratamentos;
• Tratamento 1: as sementes do grupo 1 deverão ser
colocadas em um potinho com água fervente por 10 minutos;
• Tratamento 2: as sementes do grupo 2 deverão ser
colocadas em um potinho com solução de ácido sulfúrico 1% por 30 minutos;
• Tratamento 3: as sementes do grupo 3 deverão ser
lixadas até que um pedaço da casca externa tenha sido retirado (escarificação
mecânica); reservar;
• Grupo controle: as sementes do grupo 4 não serão
submetidas a tratamentos;
• Lavar as sementes tratadas com o ácido em água corrente
utilizando o coador de chá;
• Colocar as sementes sobre papel absorvente para secar;
• Usando a caneta pilot, identificar cada uma das quatro placas
de Petri com os diferentes tratamentos;
• Forrar a parte inferior da placa de Petri com duas
folhas de papel de filtro; com um lápis, dividir a folha em 4 quadrantes e
umedecer o papel com água tomando cuidado para não encharcar;
• Distribuir duas sementes de cada tipo em cada quadrante
da placa;
Biologia
GERMINAÇÃO 2• Tampar a placa e repetir o procedimento
para os demais tratamentos. Embalar as placas com o filme de PVC;
• Descrever o que você acha que vai acontecer com as
sementes em cada tratamento e no grupo controle.
QUESTÕES
1. Durante uma semana registre na tabela a seguir o
número de sementes germinadas.
Número de Sementes Germinadas
Tratamentos 1º
dia 2º dia 3º
dia 3º dia 4º
dia TOTAL
Girassol
Água quente
Ácido
Lixa
Controle
Feijão
Água quente
Ácido
Lixa
Controle
Milho
Água quente
Ácido
Lixa
Controle
Flamboyant
Água quente
Ácido
Lixa
Controle
2. Com os dados obtidos, construa gráficos de forma a
comparar o que acontece com as diferentes sementes nos diversos tratamentos.
Verifique se os dados obtidos concordam com os resultados esperados logo após
montar o experimento.
3. Quais estratégias para a quebra de dormência que
acontecem na natureza foram simuladas nos diferentes tratamentos?
4. Responda novamente a questão prévia e compare com a
resposta dada antes de realizar este experimento.
ORIENTAÇÃO PARA O PROFESSOR
RECOMENDAÇÕES
• Os alunos deverão responder a questão prévia
individualmente e por escrito antes de realizar o experimento. No final, o
professor deverá discutir novamente a questão com os alunos;
• Dividir a classe em 10 grupos de 4 alunos;
• Ferver a água utilizando o ebulidor e a jarra de vidro;
• O professor deverá distribuir as sementes, a água
fervente e a solução de ácido sulfúrico 1% para os grupos, em quantidade
suficiente para cobrir as sementes.
OBJETIVOS
• Comparar o tempo de germinação de diferentes sementes
sob o efeito de diversos tratamentos;
• Verificar a quantidade de sementes germinadas sob o
efeito de diferentes tratamentos;
• Comparar situações naturais de quebra de dormência das
sementes com os tratamentos
realizados.
SUGESTÕES
Depois de realizado o experimento, junto com seus alunos,
discuta os resultados obtidos e trace um paralelo entre os tratamentos
utilizados e as situações de quebra de dormência das sementes que ocorrem na
natureza. Por exemplo, o uso do ácido sulfúrico simula o ácido gástrico que age
sobre as sementes que passaram pelo trato digestivo de um animal; o lixamento
simula a raspagem dos dentes de animais na retirada da polpa do fruto que irão
comer; a água fervente mais do que simular um aumento de temperatura do
ambiente serve para mostrar que existem limites de tolerância para as sementes,
que uma vez ultrapassados podem comprometer, em alguns casos, o processo de
germinação. Comente ainda sobre outras formas de quebra de dormência.
INSTRUÇÕES PARA O USO DO EBULIDOR
• Voltagem 220 voltz;
• Não ligue o ebulidor fora da água;
• O nível máximo da água não deve atingir o cabo;
• O nível mínimo da água deve ser suficiente para cobrir
a base do caracol;
• Desligue o ebulidor antes de retirá-lo da água.
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