segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Aula prática de microscopia - Distinção de células eucarióticas animais e vegetais

A presente ferramenta educacional é uma aula prática de microscopia.

Trata-se de uma aula prática muito interessante de ser aplicada com os alunos de Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio.
Os procedimentos da aula são bem simples, contudo necessita que a instituição de ensino possua microscópios ópticos. O objetivo greal dessa prática é:

· A visualização das estrutras celulares vegetais e animais, tais como citoplasma, núcleo, membrana plasmática e parede celular.

ROTEIRO DA AULA PRÁTICA

1) ÁREA DE CONHECIMENTO: Biologia – 1º ano

2) ESTRATÉGIA: Observação de células vegetais e animais com a utilização do microscópio através da formação de 3 grupos de alunos (de em média 5 alunos por grupo).

3) OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Verificar que a célula é a unidade estrutural e de função dos seres vivos.

- Conhecer a constituição das células eucarióticas animais e vegetais.

- Identificar as diferentes estruturas constituintes das células animais e vegetais.

- Distinguir células animais de vegetais.

- Aprender a manusear o microscópio óptico.

4) MATERIAIS:

- Água destilada

- Estilete

- Pinça

- Palito

- Lâminas

- Lamínulas

- Conta Gotas

- Cebola

- Cloreto de zinco iodado

- Azul de metileno

- Papel de limpeza

- Placa de petri

- Microscópio

5) PROCEDIMENTOS:

Prática 1 - Observação da mucosa bucal.

Raspar a mucosa bucal com o auxílio de uma espátula de madeira. Com o material colhido fazer um esfregaço fino e transparente sobre uma lâmina seca. Deixar a lâmina secar movimentando-a no ar. Corar o material com azul de metileno durante 5 minutos. Cobrir com lamínula e observar ao microscópio com objetivas de 10x e 40x. Esquematizar o material observado.

Prática 2 - Epiderme do catáfilo deAllium cepa (cebola)

Destacar um pedaço da epiderme do catáfilo da cebola e colocar em uma lâmina contendo uma gota de cloreto de zinco iodado. Não deixar o catáfilo enrugado, esticando-o se necessário. Cobrir com lamínula (retirar excesso de corante com papel filtro se necessário) e observar ao microscópio com objetivas de 10x e 40x. Esquematize as observações.



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