A presente ferramenta educacional é uma aula prática de microscopia.
Trata-se de uma aula prática muito interessante de ser aplicada com os alunos de Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio.
Os procedimentos da aula são bem simples, contudo necessita que a instituição de ensino possua microscópios ópticos. O objetivo greal dessa prática é:
· A visualização das estrutras celulares vegetais e animais, tais como citoplasma, núcleo, membrana plasmática e parede celular.
ROTEIRO DA AULA PRÁTICA
1) ÁREA DE CONHECIMENTO: Biologia – 1º ano
2) ESTRATÉGIA: Observação de células vegetais e animais com a utilização do microscópio através da formação de 3 grupos de alunos (de em média 5 alunos por grupo).
3) OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Verificar que a célula é a unidade estrutural e de função dos seres vivos.
- Conhecer a constituição das células eucarióticas animais e vegetais.
- Identificar as diferentes estruturas constituintes das células animais e vegetais.
- Distinguir células animais de vegetais.
- Aprender a manusear o microscópio óptico.
4) MATERIAIS:
- Água destilada
- Estilete
- Pinça
- Palito
- Lâminas
- Lamínulas
- Conta Gotas
- Cebola
- Cloreto de zinco iodado
- Azul de metileno
- Papel de limpeza
- Placa de petri
- Microscópio
5) PROCEDIMENTOS:
Prática 1 - Observação da mucosa bucal.
Raspar a mucosa bucal com o auxílio de uma espátula de madeira. Com o material colhido fazer um esfregaço fino e transparente sobre uma lâmina seca. Deixar a lâmina secar movimentando-a no ar. Corar o material com azul de metileno durante 5 minutos. Cobrir com lamínula e observar ao microscópio com objetivas de 10x e 40x. Esquematizar o material observado.
Prática 2 - Epiderme do catáfilo deAllium cepa (cebola)
Destacar um pedaço da epiderme do catáfilo da cebola e colocar em uma lâmina contendo uma gota de cloreto de zinco iodado. Não deixar o catáfilo enrugado, esticando-o se necessário. Cobrir com lamínula (retirar excesso de corante com papel filtro se necessário) e observar ao microscópio com objetivas de 10x e 40x. Esquematize as observações.
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