- Fixação de conceitos já
aprendidos de uma forma motivadora para o aluno;
– Introdução e
desenvolvimento de conceitos de difícil compreensão;
– Desenvolvimento de
estratégias de resolução de problemas (desafio dos jogos);
– Aprender a tomar
decisões e saber avaliá-las;
- Significação para conceitos
aparentemente incompreensíveis;
- Propicia o relacionamento
de diferentes disciplinas (interdisciplinaridade);
- O jogo requer a
participação ativa do aluno na construção do seu próprio conhecimento;
- O jogo favorece a
socialização entre alunos e a conscientização do trabalho em equipe;
- A utilização dos jogos é um
fator de motivação para os alunos;
- Dentre outras coisas, o
jogo favorece o desenvolvimento da criatividade, de senso crítico, da
participação, da competição “sadia”, da observação, das várias formas de uso
da linguagem e do resgate do prazer em aprender;
– As atividades com
jogos podem ser utilizadas para reforçar ou recuperar habilidades de que os
alunos necessitem. Útil no trabalho com alunos de diferentes níveis;
-As atividades com
jogos permitem ao professor identificar, diagnosticar alguns erros de
aprendizagem, as atitudes e as dificuldades dos alunos;
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- Quando os jogos são mal
utilizados, existe o perigo de dar ao jogo um caráter puramente aleatório,
tornando-se um “apêndice” em sala de aula. Os alunos jogam e se sentem
motivados apenas pelo jogo, sem saber por que jogam;
– O tempo gasto com as
atividades de jogo em sala de aula é maior e, se o professor não estiver
preparado, pode existir um sacrifício de outros conteúdos pela falta de
tempo;
– As falsas concepções
de que devem ensinar todos os conceitos através dos jogos. Então, as aulas,
em geral, transformam-se em verdadeiros cassinos, também sem sentido algum
par ao aluno;
– A perda de
“ludicidade” do jogo pela interferência constante do professor, destruindo a
essência do jogo;
– A coerção do
professor, exigindo que o aluno jogue, mesmo que ele não queira, destruindo a
voluntariedade pertencente a natureza do jogo;
– A dificuldade de
acesso e disponibilidade de materiais e recursos sobre o uso de jogos no
ensino, que possam vir a subsidiar o trabalho docente.
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