O
Jogo vivendo com química
Olá pessoal!
A dica desta semana é para a confecção de um
jogo ligado ao nosso cotidiano. Trata-se de um jogo de tabuleiro criado a
partir de atividades realizadas no dia-a-dia, envolvendo vários processos de
separação de misturas. O jogo tem como objetivo proporcionar ao aluno motivação
para compreender, com maior facilidade, o conteúdo proposto (separação de
misturas).
Criação do jogo:
É composto por um tabuleiro com figuras
de métodos de separação presentes no cotidiano dos alunos e de pontos de
interrogação para sinalizar as perguntas, conforme pode ser visto na figura 1.
Para brincar basta confeccionar 60 cartas com perguntas
relacionadas ao cotidiano dos alunos que estejam ligados ao conteúdo. Sugestão
de perguntas:
1- Os materiais encontrados na natureza
são em geral misturados, logo, para separá-las são utilizados critérios como:
densidade, ponto de solidificação, fusão e ebulição.
Regras do jogo:
O quadro abaixo descreve as regras deste jogo.
Teoria que envolve o jogo:
Separação de misturas
Os métodos de separação têm grande
importância, pois proporcionam muitos benefícios. Um desses benefícios ocorre
com o processo de separação com o lixo para a reciclagem que ameniza problemas
ambientais e evita novas extrações de matéria- prima. Para o tratamento de água
também é utilizados vários métodos de separação.
A escolha do melhor método envolve o
conhecimento das propriedades específicas das substâncias que a compõem.
Métodos de separação utilizados com
misturas heterogêneas: peneiração, ventilação, levigação, flotação, dissolução fracionada,
filtração, decantação, centrifugação, decantação e filtração.
Métodos de separação utilizados com
misturas homogêneas:aquecimento, evaporação, destilação, destilação fracionada e liquefação
fracionada.
NOBREGA, O. S. Química,
volume único. 1 ed. São Paulo: ática, 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário