Introdução
O
ensino de arte em ambiente escolar exige uma forma propositora de conhecimentos
significativos em arte e que proporcionam vivencias e aprendizagens
fundamentadas nos parâmetros curriculares nacionais. Uma questão importante
indicada é a capacidade leitora fundamentada em contextualizações históricas,
sociais e culturais por meio de obras de arte. Este jogo foi criado para
abordar possibilidades de valorizar tal capacidade nos alunos.
Objetivos
- Incentivar a memorização e a capacidade leitora de obras
de arte.
- Contextualizar de forma histórica, social e cultural
obras do período renascentista.
- Conhecer e identificar as características formais de
obras do período indicado.
Conteúdos
-
História da arte
-
Renascimento
-
Conteúdo e forma
-
Leitura de obras de arte
-
Estética
Período Abordado
- Renascentista
Material para confecção do jogo
-
E.V.A.;
-Papel cartão;
-
Imagens impressas plastificadas;
-
Tesoura;
-
Cola.
Regras do Jogo
- Dividir a turma em grupos de no máximo 10 alunos (se a
turma for muito grande, levar mais jogos);
- Primeiro – mostrar as imagens das obras para os alunos
memorizá-las da melhor maneira possível.
- Cada grupo terá 30 segundos para observar as figuras,
posteriormente as mesmas serão viradas para que se inicie o jogo;
- Segundo – o professor ficará com uma série de perguntas
que serão feitas aos alunos que deverão saber sobre a resposta e indicar qual a
obra correspondente, assim como o local onde se encontra.
- Se o grupo não souber a resposta, não terá direito de
indicar o locar da obra, mas se o mesmo acertar a resposta, ganhará apenas um
ponto, passando a vez para o próximo grupo onde terão a chance de encontrar a
obra indicada, mas valendo apenas 1 ponto.
-
Cada pergunta será numerada, onde cada grupo escolherá um número de 1 a 20 que
corresponderá a uma pergunta, cada grupo de uma vez.
- Serão feitas as perguntas e para o grupo que não
encontrar a obra correspondente, será passada a vez, se o grupo seguinte
acertar, escolherá outro número, se errar, volta para o anterior, mudando a
pergunta.
- Se o primeiro grupo acertar de primeira, ganhará 2
pontos, se errar e o segundo grupo acertar a mesma, receberá 1 ponto.
- Para o grupo que vencer, os alunos receberão uma
pontuação na média do bimestre a ser decidida pelo professor.
Avaliação
O
jogo em si é uma avaliação, pois precisa de memorização e aprendizagem sobre o
conteúdo pedido.
Sugestões:
-Pode
ser jogado também em 3 alunos,
-Um
lendo as perguntas e os outros dois jogando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário