É um jogo de tabuleiro onde se joga de 2 em 2 jogadores,
cada participante escolhe uma forma de representação, geralmente O ou X, a
jogada é alternada, o objetivo do jogo é conseguir uma sequência de algarismo
(O/X) na vertical, horizontal ou diagonal.
Quando o jogador consegue o objetivo, ganha a partida.
Como inserir o jogo no aprendizado escolar
Ø Dividir a classe em 8 grupos de 6 alunos.
Ø Dividir esses 8 grupos em 2, ou seja, duas
chaves com 4 grupos de 6 alunos.
Cada chave jogará entre si, o vencedor da 1º chave jogará
com o vencedor da 2º chave, e assim por diante.
Exemplo:
Chave 1
Ø Partida 1: grupo A x
B “ A” vencedor.
Ø Partida 2: grupo C x D “C”
vencedor.
Ø Partida 3: grupo A x C “A”
vencedor.
Ø Partida 4: grupo B x D “B”
vencedor.
Ø A 1º lugar da chave 1.
Ø B 2º lugar da chave 1.
Chave 2.
Ø Partida 5: grupo E x F “F” vencedor.
Ø Partida 6: grupo G x H “G” vencedor.
Ø Partida 7: grupo F x G “G” vencedor.
Ø Partida 8: grupo E x H “H”
vencedor.
Ø G 1º lugar da chave 2.
Ø H 2º lugar da chave 2.
Jogada valendo o 3º lugar
Cada quadrado do jogo possui uma pergunta.
O aluno escolherá a pergunta.
Ø Respondendo essa pergunta corretamente, será
colocado o símbolo correspondente ao grupo. (O/X)
Ø O grupo que conseguir responder corretamente
as perguntas seguindo as regras do jogo (que é fazer a sequencia do mesmo
símbolo) ganha a partida.
Ø É necessário para esse jogo no mínimo
100 questões, pois para cada jogo da velha é necessário 9 perguntas, e se o
jogo der velha, o grupo terá de jogar novamente.
Ø O prêmio fica a critério do professor;
podendo valer pontos na média do aluno, ou até uma forma concreta de premiação.
Esse jogo pode ser feito na lousa da sala de aula, não
precisando assim de matérias especiais, somente a elaboração das questões.
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