quarta-feira, 4 de março de 2015

Água

Imagem 1:





Descrição da image:
Elementos da imagem: Água e Planeta Terra


A imagem possui a água respingando como se o planeta terra como se ele estivesse caindo nela.


Vamos pensar em trabalhar o tema água. Pouco criativo não é ? Todos já abordaram o tema água. Mas peço-lhes que reflitam sobre esse tema em cima dos sete saberes que Edgar Morin estabelece como "para a educação do futuro".


1) É necessário introduzir e desenvolver na educação o estudo das características cerebrais, mentais, culturais dos conhecimentos humanos, de seus processos e modalidades, das disposições
tanto psíquicas quanto culturais que o conduzem ao erro ou à ilusão.


2) É necessário desenvolver a aptidão natural do espírito humano para situar todas essas informações em um contexto e um conjunto. É preciso ensinar os métodos que permitam estabelecer as relações mútuas e as influências recíprocas entre as partes e o todo em um mundo complexo.


3) O ser humano é a um só tempo físico, biológico, psíquico, cultural, social, histórico. Esta unidade complexa da natureza humana é totalmente desintegrada na educação por meio das disciplinas, tendo-se tornado impossível aprender o que significa ser humano. É preciso restaurá-la, de modo que cada um, onde quer que se encontre, tome conhecimento e consciência,
ao mesmo tempo, de sua identidade complexa e desua identidade comum a todos os outros humanos.


4) Será preciso indicar o complexo de crise planetária que marca o século XX, mostrando que todos os seres humanos, confrontados de agora em diante aos mesmos problemas de vida e de morte, partilham um destino comum.


5) Seria preciso ensinar princípios de estratégia que permitiriam enfrentar os imprevistos, o inesperado e a incerteza, e modificar seu desenvolvimento, em virtude das informações adquiridas ao longo do tempo. É preciso aprender a navegar em um oceano de incertezas em meio a arquipélagos de certeza.

6) A compreensão é a um só tempo meio e fim da comunicação humana. Entretanto, a educação para a compreensão está ausente do ensino. O planeta necessita, em todos os sentidos, de compreensão mútua. Considerando a importância da educação para a compreensão, em todos os níveis educativos e em todas as idades, o desenvolvimento da compreensão pede a reforma das mentalidades. Esta deve ser a obra para a educação do futuro.


7) A educação deve conduzir à “antropo-ética”, levando em conta o caráter ternário da condição humana, que é ser ao mesmo tempo indivíduo/sociedade/espécie. Nesse sentido, a ética indivíduo/espécie necessita do controle mútuo da sociedade pelo indivíduo e do indivíduo pela sociedade, ou seja, a democracia; a ética indivíduo/espécie convoca, ao século XXI, a cidadania terrestre.


As reflexões são muito mais profundas do que o colocado nesse espaço, mas esse resumo consegue estruturar nosso pensamento.


Ao tratar o simples tema "Água", uma vez que vivemos no planeta água, é importante trabalhar aspectos sociais da água.


Alguma dúvida?

Imagem 2:
Descrição da Imagem:
Dois garotos negros na beira de um rio (rio Niger). Na imagem está presente muita sujeira e mals tratos com o rio.
Legenda da imagem: As águas do delta do rio Niger são usadas para defecar, tomar banho, pescar e despejar o lixo.
Alguma relação com lugares pertos da nossa casa? Comecemos pela Baía de Guanabara?
Dessa forma podemos ver o aspecto social existente nesse pequeno tema de 4 letras.
Podemos trabalhar aspectos químicos, sem deixar de dar importancia à parte ética, moral, e de sobrevivência do planeta e no planeta.
Esse é um tema riquíssimo para se trabalhar bio-quimico-fisico-psicologico-social-político-filosófico. Entre muitos outros...
Por fim, água é vida!
E não podemos esquecer que um pequeno tema têm milhoes de abordagens.

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