quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Herança genética: conhecendo nossas origens através do método científico

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender a noção de hereditariedade.
Investigar a importância do sangue no estudo da genética.
Compreender o papel da herança genética no desenvolvimento de doenças.
Duração das atividades
05 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conceitos básicos em Genética (Ensino Fundamental).
Noções básicas de Informática (Microsoft Excell).
Estratégias e recursos da aula
Introdução
A Genética é uma ciência que envolve vários conceitos. Principalmente no ensino médio, é importante que alguns desses conceitos sejam bem fixados. Para tornar esse processo mais efetivo e dinâmico, uma estratégia resolutiva é utilizar-se de ferramentas lúdicas, tais como aquelas propostas nesta aula. O desenvolvimento das atividades propostas se afigura como uma oportunidade para que os/as alunos/as possam, a partir da utilização do método científico, ocupar a posição de protagonistas do processo de construção do conhecimento. Afinal, incentivam a curiosidade e criatividade e podem promover mudanças significativas no modo de pensar e agir dos/as alunos/as.
Porém, de acordo com o método científico, é importante que as atividades propostas sejam precedidas pela problematização do tema da aula, o que pode ser feito, no caso, a partir das seguintes questões aos/as alunos/as:
Como a hereditariedade ajuda a determinar como somos?
O que o sangue tem a ver com a Genética?

A problematização fomentará a organização do conteúdo já estudado acerca do tema da aula e o confronto com o não-saber, o que levará os/as alunos/as a formularem hipóteses para responder às perguntas resultantes desse processo. Tais hipóteses serão posteriormente confrontadas com os dados coletados e as descobertas promovidas por meio das atividades propostas, possibilitando, assim, a consolidação do conhecimento.
1ª Atividade – Interagindo com o conhecimento
Cabe ao/a professor/a iniciar a aula trabalhando o conceito de herança genética. Para tanto, os/as alunos/as serão convidados/as a acessar um site por meio do qual poderão, de forma lúdica, aprimorar seus conhecimentos sobre tal conceito e sobre as doenças hereditárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário